Como se vestir em Eventos Corporativos é uma dúvida muito comum, tanto para quem foi convidado, quanto para quem estará trabalhando no evento.
Quando produzi o meu primeiro evento para uma grande Empresa Multinacional, me lembro que estava muito inseguro e tinha muitas dúvidas de como se vestir em eventos corporativos.
Não passei vergonha, mas se tivesse informações suficientes na época, teria caprichado um pouco mais. Pretendo com este artigo te ajudar a resolver de vez esta questão.
Afinal, como se vestir em Eventos Corporativos?
Tudo vai depender da ocasião e das características do evento. Eventos corporativos no geral, são eventos mais formais, porém, esta não é uma regra fixa, pois existem inúmeras variações e tipos de eventos corporativos, sendo alguns deles muito mais descolados e informais.
O ponto de partida para você saber como se vestir em eventos corporativos é entender as características gerais do evento, o perfil dos convidados e uma série de outras questões que irei te apresentar aqui.
Como são ambientes propícios para você fazer networking de eventos, recomendo que siga as dicas e as orientações que irei te passar para que você se vista da forma mais adequada e se destaque profissionalmente.
5 dicas infalíveis de como se vestir em Eventos Corporativos
1) Dress Code do evento
O Dress Code ou Código de roupa (tradução literal) nada mais é do que o informativo sobre o tipo de traje que foi definido para o evento.
Se trata de uma sugestão para as vestimentas e geralmente esta informação consta no convite do evento.
Se caso esta informação não constar no convite, minha sugestão é que você faça contato com a organização do evento corporativo. Outra opção é peguntar para alguém que já tenha participado de edições anteriores do evento.
Na hora de escolher o seu traje, leve também em consideração o perfil da empresa que pode variar bastante. Empresas de tecnologia por exemplo, geralmente são mais informais.
É fundamental obter estas informações para poder definir se utilizará no evento algo mais casual, esportivo ou social.
2) Você é convidado ou irá trabalhar no evento?
Como se vestir em Eventos Corporativos se:
- Você for o convidado
Siga a dica número 1 para poder escolher a opção mais adequada de traje para o evento corporativo que foi convidado.
- Você for trabalhar no evento:
Vou dividir em 2 situações:
1) Você é funcionário da empresa: Importante alinhar com os responsáveis que estão diretamente envolvidos na produção do evento, qual a melhor opção de traje. Em alguns tipos eventos, utilizar o uniforme padrão da empresa pode ser uma ótima escolha. Dependendo do tipo de evento corporativo e perfil dos convidados, usar o uniforme pode não ser uma boa ideia. Entender isso é fundamental.
2) Você é um fornecedor do evento: É habitual o Staff do evento adotar trajes “todo de preto” (terno, camisa, vestidos, calçado, etc…). Uma outra forma é adotar o uniforme do próprio fornecedor. Recomendo um alinhamento junto a empresa que te contratou e que está à frente da produção e organização do evento.
Recomendação importante: Para ambas as situações, verificar o quesito cores. Existem empresas que prezam muito pela identidade visual da marca e você deve estar atento a isso.
Exemplo: Uma marca tem a cor azul predominante e aí você aparece no evento com uma camisa da cor vermelha que remete ao seu maior concorrente… deu ruim… Pode parecer bobo, mas já vi funcionário de empresa cometer essa gafe e ter que se virar para trocar a camisa antes do evento corporativo iniciar.
3) Esteja com a aparência impecável
Não importa se você trabalhou o dia todo e teve que ir correndo as pressas para o evento. Entenda que uma empresa investiu milhares de reais na produção e na organização daquele evento corporativo.
Entenda também, que acima de tudo é a sua imagem que está em jogo. Você agora já está aprendendo como se vestir em eventos corporativos, mas se vestir somente não basta! Sua aparência deve estar impecável!
Algumas recomendações:
Para você que trabalhou o dia todo. Se você não teve tempo de ir para casa tomar banho e se arrumar, sugiro que leve uma necessaire com desodorante, perfume, escova de dentes, maquiagem, etc… Leve também uma toalhinha de rosto que servirá para tirar o óleo da cara (aquele aspecto de ensebado sabe? Eu sei porque tenho pele oleosa…). Ajudará muito a melhorar o seu visual!
Para os que tem mau hálito. Infelizmente este é um probleminha comum para a maioria das pessoas. Escove os dentes e leve uma balinha de hortelã, menta, etc… Chicletes nem pensar! Não tem nada pior que ver uma pessoa mascando, mascando, mascando… É feio!
Traje e calçados. O traje escolhido deve estar limpo, muito bem passado e alinhado. Os sapatos devem estar limpos e engraxados.
Atenção as unhas. Verifique se não estão sujas ou com a aparência ruim. Para as mulheres, recomendo o uso de esmalte, pois fica ao meu ver, com uma aparência muito mais elegante. Se tiver que optar entre um esmalte descascado e ir sem nada, vá sem esmalte. Corra na farmácia mais próxima, compre uma acetona e tire tudo!
Perfumes. Opte pelos mais neutros e menos chamativos.
Acessórios e adornos. Não exagere para não ficar parecendo uma Árvore de Natal.
Para os homens. Barba feita e cabelos penteados. Não tem problema algum ter uma barba grande, desde que esteja com a aparência limpa, aparada e bem cuidada.
Para as mulheres. Recomendo uma aparência mais leve e sóbria sem que você obviamente perca a sua identidade. Ambientes corporativos por mais descolados que possam ser, continuam ainda sendo ambientes corporativos (seu chefe vai estar lá, seu cliente, pessoas influentes, etc…). Cuidado com exageros!
4) Leve seu cartão de visita (no mínimo!)
Incluí este tópico porque se trata de um item complementar no que diz respeito a você como profissional e a empresa do qual você representa. Julgo este item importantíssimo para você poder fazer contatos e o networking no evento.
Já vi vendedor em Evento Corporativo sem cartão de visita. Sem comentários… É no mínimo um desrespeito com a própria empresa do qual ele representa.
Independente do seu papel no evento, recomendo que no mínimo leve o seu cartão de visita (o modelo tradicional impresso). E leve uma quantidade suficiente para o evento.
Uma outra opção que eu gosto muito e que passei a usar profissionalmente, são as versões digitais do cartão de visita e da apresentação da empresa. Todas elas devem ser otimizadas para Smartphones (existem um formato específico e um bom designer gráfico saberá te orientar).
Mas Murilo, qual o melhor formato? Depende. Eu ainda utilizo a versão impressa e a digital, pois possuo clientes que preferem “pegar em mãos” e outros nem tanto. Recomendo os 2 formatos, mas conhecer o seu cliente é a chave para fazer a melhor escolha.
Você também pode incluir algum material complementar da sua empresa. Brindes corporativos são uma ótima opção. Capriche na qualidade destes materiais.
De nada adianta saber como se vestir em eventos corporativos se as pessoas com quem você teve contato no evento não tem como falar com você posteriormente. Siga estas orientações!
5) Seja autêntico (a) e profissional
Autenticidade é tudo e a melhor forma para você se destacar em meio a multidão. Não queira ser quem você não é e criar um personagem fictício. Não é legal e a máscara cairá rapidinho.
Seja profissional e tenha muito bem claro, qual o objetivo da sua participação no evento (sou convidado? vou trabalhar? fazer contatos? vender algo? coletar mailing de potenciais leads? dar suporte ao Diretor da empresa?). Entenda o seu papel e não perca o foco com distrações!
Relaciono abaixo algumas regrinhas básicas de etiqueta.
Em relação as questões gerais do evento:
Nunca se atrase! Nunca… Nunca se atrase! Mesmo se você for convidado! (desculpe a repetição, mas eu sou beeem chato com horários!);
Nunca falte ao evento! Tal atitude demonstra total desrespeito com as pessoas, com o evento e com a empresa (ressalva apenas para as situações de força maior);
Siga as regras do evento! Sempre existem as regras que devem ser seguidas (do evento, do local do evento, horários, onde estacionar o veículo, roteiro, etc…). Regras são para serem seguidas e não questionadas. Se você não concorda, não vá ao evento! Sugiro você ir ao evento e de forma elegante colocar como uma sugestão aos organizadores (você deixará sua mensagem e ainda sairá por cima!);
Se você estiver trabalhando. Verifique se você poderá comer e beber em algum momento do evento (intervalo). Verifique também se existe um local específico destinado para quem está trabalhando ou se poderá estar junto aos convidados (colaboradores da empresa geralmente comem junto aos convidados, mas os fornecedores e staff do evento não).
Sempre que houver Comida e Bebida no evento.
O que você NÃO deve FAZER:
- Sentar-se a mesa antes do anfitrião;
- Começar a comer antes do anfitrião (a não ser que ele mande);
- Beber até cair (se houver bebida alcoólica);
- Comer como se tivesse de jejum a 1 semana (fazer aquela montanha no prato);
- Beber com a boca cheia de comida;
- Comer com a boca aberta;
- Soprar a colher ou garfo para esfriar a comida;
- Fuçar na travessa para escolher o melhor pedaço;
- Apalpar o alimento para escolher (falta de higiene);
- Esmagar uma fruta ou comida com o garfo para fazer um purê (papinha);
- Deixar comida no prato;
- Cuspir o caroço da azeitona. O recomendado é tirar discretamente com a mão e depositar no prato;
- Não palitar os dentes. Para isso serve o fio dental. Deve ser feito no banheiro, longe dos olhos do público;
- Fumar à mesa.
Os 4 principais tipos de serviços de alimentação em Eventos Corporativos [BÔNUS]
Vou incluir este item extra, porque sei que vai te ajudar. Basicamente estes são os 4 principais tipos de serviço de alimentação em Eventos Corporativos.
Entender cada um deles é fundamental para que você não passe vergonha e vá preparado para o evento. São eles:
1) À Francesa
Este é considerado o tipo de serviço de alimentação mais refinado. No serviço à Francesa, cada convidado tem um lugar definido na mesa, dentre as mesas disponíveis no salão do evento. A mesa já estará previamente montada com tudo o que for necessário para realização do serviço (sousplats, prato, talheres e taças).
Os garçons vão de mesa em mesa para servir os convidados e os pratos já saem montados da cozinha, sendo servidos individualmente, seguindo geralmente uma sequência composta por entrada, prato principal e sobremesa. É habitual neste tipo de serviço deixar um cardápio do evento na mesa (1 por convidado).
2) À Inglesa
O Serviço à Inglesa também é muito elegante e formal, sendo similar ao serviço à Francesa. A diferença é que ao invés de trazer os pratos já montados da cozinha, os garçons utilizam bandejas ou carrinhos para servir os convidados, montando os pratos na hora.
3) À Americana
Este é o formato mais prático e popular. O serviço é realizado através da montagem de uma ilha central (ou ilhas) onde estarão expostas todas as comidas. Podemos dizer que é o tradicional Buffezão (Buffet).
Os convidados devem se levantar das mesas e podem se servir livremente, sendo a reposição da comida feita pela equipe de staff do buffet. A vantagem principal deste tipo de serviço é a variedade e o serviço a vontade. A desvantagem são as filas para se servir, que dependendo do layout do local, podem ser bem grandes.
4) Coquetel volante
Serviço volante onde os garçons circulam pelo salão e servem os convidados. Geralmente é oferecido porções individuais, comidinhas e petiscos que não tem a necessidade do uso de pratos e talheres tradicionais, possibilitando o convidado de comer em pé (canapés, salgadinhos, petiscos, mini porções, etc…).
Uma opção que faz muito sucesso em Eventos Corporativos é o coquetel finger food. São pequenas porções individuais, com apresentação impecável e montadas com louças e potinhos sofisticados, que dão muito mais elegância ao serviço.
O coquetel volante pode ser considerado o mais informal de todos. Geralmente é servido com os convidados em pé. A ideia é estimular a interação e conversa entre os presentes (networking) já que os convidados não estarão fixos em uma mesa e poderão transitar livremente pelo salão do evento.
CONCLUSÃO
Agora quero te fazer uma pergunta: Como se vestir em Eventos Corporativos?
Se você chegou até o final deste artigo tenho certeza que saberá a resposta correta! Tenho certeza que também saberá como se destacar profissionalmente seguindo as dicas que te passei!
Espero que tenha gostado! 🙂
Deixe o seu comentário no final deste artigo 🙂
Sucesso em Seus Eventos!
Murilo Sola – Empresário e Expert em Eventos
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Parabéns pelo post, muito legal!