Eventos cancelados pelo Coronavírus. 🙁
Estou escrevendo este artigo em Março de 2020 e em pleno surto do Coronavírus no mundo. Existe um certo caos estabelecido e muitas áreas sendo impactadas, inclusive o setor de Eventos e Turismo.
Eventos de peso foram cancelados em diversos países por causa do Coronavírus e no Brasil não tem sido diferente.
Há inclusive a orientação (em alguns casos a proibição) de governos municipais, estaduais e federais para NÃO REALIZAÇÃO DE EVENTOS, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e consequentemente a propagação do Coronavírus.
Se você como eu, trabalha com a produção e a organização de eventos já compreende que seremos de certa maneira afetados. Nem se quer é possível mensurar as consequências desse impacto, a sua duração, etc…
Mas peço que você mantenha a calma! Em 2009 passei por uma situação muito parecida devido ao surto da gripe H1N1 no mundo e tive diversos eventos da minha empresa cancelados pelos meus clientes.
Aprendi muitas lições nesta época e quero compartilhar com você. Existem muitas coisas que você pode começar a fazer à partir de agora. Atitudes e ações para aproveitar as oportunidades que virão. É isto mesmo que você leu… OPORTUNIDADES!
“A oportunidade muitas vezes surge disfarçada de infortúnio ou derrota temporária”. Napoleon Hill
Anotação importante! Compartilho o link com as orientações do ministério da Saúde sobre o Coronavírus. Fique atento e siga todas as orientações! [ https://coronavirus.saude.gov.br ].
Eventos cancelados pelo Coronavírus [ Notícias ].
Continue lendo este artigo. Se preferir, assista ao vídeo abaixo:
Tendências de comportamento
Observe o gráfico abaixo. Circulei o período que compreende o dia 01/01/20 ao dia 14/03/20.
Este gráfico se refere as buscas das pessoas pelo assunto (palavra) “Coronavírus” no Brasil. Nota-se uma alta considerável e o interesse das pessoas em saber mais sobre o assunto.
[ Fonte: Google Trends ]

E por que eu estou te mostrando isso?
Com a divulgação das informações sobre o Coronavírus (o que é normal, pois se trata de algo de extrema importância), existe uma tendência clara de mudança de comportamento temporária nas pessoas.
Já estamos percebendo isto na prática…
- Eventos sendo cancelados;
- Mudanças na forma de cumprimentar (vivenciei recentemente na academia);
- Pessoas evitando locais de aglomeração;
- Empresas cancelando viagens de colaboradores;
- Uso de máscaras e métodos preventivos;
- Avós sendo separados de netos (existe uma orientação para isso);
- E muitas outras…
Para quem vive, trabalha ou organiza eventos é fato que existe uma tendência clara de redução considerável do número de eventos presenciais realizados.
Estimo um período de recessão de pelo menos 2 meses se levarmos em consideração que o período de quarentena recomendada para o Coronavírus é de 40 dias.
É preciso se adaptar as mudanças que estão por vir!
O que fazer?
Não é meu objetivo aqui dizer o que você deve fazer em relação a prevenção do Coronavírus em si (para isso, acesse o link oficial que compartilhei no início deste artigo).
Quero te dar uma visão mais ampla e otimista em relação ao problema em si e o impacto em nossa rotina como profissionais de eventos. Precisamos manter o foco, ser resilientes e nos adaptarmos a estas mudanças temporárias.
O efeito manada
Em situações extremas ou adversas, existe uma forte tendência da maioria das pessoas seguirem o efeito manada (o Neuromarketing estuda muito bem este fenômeno).
Simplesmente replicam o comportamento da maioria sem se quer questionar. No mercado de ações podemos claramente enxergar este padrão.
Considerando o efeito manada e o Coronavírus, vejo alguns padrões de comportamento bem previsíveis para os próximos 2 a 3 meses:
- Muitas pessoas ficarão pessimistas;
- Muitas pessoas ficarão estáticas (esperando passar);
- Muitas empresas vão paralisar suas ações de marketing e vendas;
- Muitas empresas entrarão em pânico baseadas em cenários supostos;
- Muitas pessoas ficarão viciadas nas notícias e praticamente não criarão nada… e nem trabalharão.
Consegue agora com estes exemplos enxergar as OPORTUNIDADES?
O momento é extremamente propício para você ganhar território e aumentar a sua presença como profissional ou como empresa.
Algumas dicas valiosas (eu e minha equipe já estamos fazendo isso):
- Se tiver que cancelar o evento. Use o posicionamento “Evento adiado”, pois soa muito melhor do que “Cancelado”.
- Invista em conhecimento. Aproveite para fazer um curso on-line e leia mais livros. Quando a tormenta passar você estará Afiadíssimo!
- Ganhe território. Aproveite enquanto seu concorrente está reclamando e fora de foco para aumentar a sua presença em seu mercado de atuação. A hora é agora!
- Invista no treinamento da sua equipe. Promova encontros on-line (Skype, Zoom, Google Hangouts, etc…) para discutir novas ideias;
- Tire da gaveta aquele projeto promissor que ficou parado por “falta de tempo”. Inicie hoje ainda a sua implementação.
- Lance um novo produto ou serviço. Tempo você terá!
- Seja consistente e disciplinado em suas ações. A maioria das pessoas inicia algo com euforia e aos poucos vai murchando, murchando, até jogar a toalha. Tire proveito desse padrão!
CONCLUSÃO
É fato que o Coronavírus atingiu em cheio o setor de Eventos. Também é fato, que muitos (senão a maioria) dos acontecimentos estão além de nosso poder de intervenção.
Com isso, podemos adotar uma postura pessimista e de derrotado ou adotar uma postura otimista, vislumbrando um futuro próspero que esta por vir, adotando uma série de medidas presentes, pensando neste futuro.
A escolha é totalmente sua!
Deixe o seu comentário no final deste artigo 🙂
Sucesso em Seus Eventos!
Murilo Sola – Empresário e Expert em Eventos