Eventos cancelados pelo Coronavírus [OPORTUNIDADES]

Eventos cancelados pelo Coronavírus. 🙁

Estou escrevendo este artigo em Março de 2020 e em pleno surto do Coronavírus no mundo. Existe um certo caos estabelecido e muitas áreas sendo impactadas, inclusive o setor de Eventos e Turismo.

Eventos de peso foram cancelados em diversos países por causa do Coronavírus e no Brasil não tem sido diferente.

Há inclusive a orientação (em alguns casos a proibição) de governos municipais, estaduais e federais para NÃO REALIZAÇÃO DE EVENTOS, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e consequentemente a propagação do Coronavírus.

Se você como eu, trabalha com a produção e a organização de eventos já compreende que seremos de certa maneira afetados. Nem se quer é possível mensurar as consequências desse impacto, a sua duração, etc…

Mas peço que você mantenha a calma! Em 2009 passei por uma situação muito parecida devido ao surto da gripe H1N1 no mundo e tive diversos eventos da minha empresa cancelados pelos meus clientes.

Aprendi muitas lições nesta época e quero compartilhar com você. Existem muitas coisas que você pode começar a fazer à partir de agora. Atitudes e ações para aproveitar as oportunidades que virão. É isto mesmo que você leu… OPORTUNIDADES!

“A oportunidade muitas vezes surge disfarçada de infortúnio ou derrota temporária”. Napoleon Hill

Anotação importante! Compartilho o link com as orientações do ministério da Saúde sobre o Coronavírus. Fique atento e siga todas as orientações! [ https://coronavirus.saude.gov.br ].

Eventos cancelados pelo Coronavírus [ Notícias ].

Continue lendo este artigo. Se preferir, assista ao vídeo abaixo:

Tendências de comportamento

Observe o gráfico abaixo. Circulei o período que compreende o dia 01/01/20 ao dia 14/03/20.

Este gráfico se refere as buscas das pessoas pelo assunto (palavra) “Coronavírus” no Brasil. Nota-se uma alta considerável e o interesse das pessoas em saber mais sobre o assunto.

[ Fonte: Google Trends ]

E por que eu estou te mostrando isso?

Com a divulgação das informações sobre o Coronavírus (o que é normal, pois se trata de algo de extrema importância), existe uma tendência clara de mudança de comportamento temporária nas pessoas.

Já estamos percebendo isto na prática…

  • Eventos sendo cancelados;
  • Mudanças na forma de cumprimentar (vivenciei recentemente na academia);
  • Pessoas evitando locais de aglomeração;
  • Empresas cancelando viagens de colaboradores;
  • Uso de máscaras e métodos preventivos;
  • Avós sendo separados de netos (existe uma orientação para isso);
  • E muitas outras…

Para quem vive, trabalha ou organiza eventos é fato que existe uma tendência clara de redução considerável do número de eventos presenciais realizados.

Estimo um período de recessão de pelo menos 2 meses se levarmos em consideração que o período de quarentena recomendada para o Coronavírus é de 40 dias.

É preciso se adaptar as mudanças que estão por vir!

O que fazer?

Não é meu objetivo aqui dizer o que você deve fazer em relação a prevenção do Coronavírus em si (para isso, acesse o link oficial que compartilhei no início deste artigo).

Quero te dar uma visão mais ampla e otimista em relação ao problema em si e o impacto em nossa rotina como profissionais de eventos. Precisamos manter o foco, ser resilientes e nos adaptarmos a estas mudanças temporárias.

O efeito manada

Em situações extremas ou adversas, existe uma forte tendência da maioria das pessoas seguirem o efeito manada (o Neuromarketing estuda muito bem este fenômeno).

Simplesmente replicam o comportamento da maioria sem se quer questionar. No mercado de ações podemos claramente enxergar este padrão.

Considerando o efeito manada e o Coronavírus, vejo alguns padrões de comportamento bem previsíveis para os próximos 2 a 3 meses:

  • Muitas pessoas ficarão pessimistas;
  • Muitas pessoas ficarão estáticas (esperando passar);
  • Muitas empresas vão paralisar suas ações de marketing e vendas;
  • Muitas empresas entrarão em pânico baseadas em cenários supostos;
  • Muitas pessoas ficarão viciadas nas notícias e praticamente não criarão nada… e nem trabalharão.

Consegue agora com estes exemplos enxergar as OPORTUNIDADES?

O momento é extremamente propício para você ganhar território e aumentar a sua presença como profissional ou como empresa.

Algumas dicas valiosas (eu e minha equipe já estamos fazendo isso):

  • Se tiver que cancelar o evento. Use o posicionamento “Evento adiado”, pois soa muito melhor do que “Cancelado”.
  • Invista em conhecimento. Aproveite para fazer um curso on-line e leia mais livros. Quando a tormenta passar você estará Afiadíssimo!
  • Ganhe território. Aproveite enquanto seu concorrente está reclamando e fora de foco para aumentar a sua presença em seu mercado de atuação. A hora é agora!
  • Invista no treinamento da sua equipe. Promova encontros on-line (Skype, Zoom, Google Hangouts, etc…) para discutir novas ideias;
  • Tire da gaveta aquele projeto promissor que ficou parado por “falta de tempo”. Inicie hoje ainda a sua implementação.
  • Lance um novo produto ou serviço. Tempo você terá!
  • Seja consistente e disciplinado em suas ações. A maioria das pessoas inicia algo com euforia e aos poucos vai murchando, murchando, até jogar a toalha. Tire proveito desse padrão!

CONCLUSÃO

É fato que o Coronavírus atingiu em cheio o setor de Eventos. Também é fato, que muitos (senão a maioria) dos acontecimentos estão além de nosso poder de intervenção.

Com isso, podemos adotar uma postura pessimista e de derrotado ou adotar uma postura otimista, vislumbrando um futuro próspero que esta por vir, adotando uma série de medidas presentes, pensando neste futuro.

A escolha é totalmente sua!

Deixe o seu comentário no final deste artigo 🙂

Sucesso em Seus Eventos!

Murilo Sola – Empresário e Expert em Eventos

CLIQUE sobre o ícone, compartilhe este artigo e leve conhecimento para outros profissionais de eventos. 

Deixe um comentário