Eventos para 2020 e 2021: 11 tendências [ esteja a frente do mercado ]

Murilo Sola

Murilo Sola

Fique por dentro das principais tendências de eventos para 2020 e 2021 e esteja a frente como profissional de eventos.

Aproveite estas tendências para criar eventos únicos e inesquecíveis e conquistar ainda mais o seu público (ou criar novas oportunidades de negócios).

Não perca tempo! Descubra agora o que não pode faltar nos seus eventos para 2020. Confira as principais tendências e ideias para eventos.

Tendências de eventos para 2020 e 2021

Criar, planejar e organizar um evento não é uma tarefa fácil. O idealizador e produtor do evento precisa sempre se perguntar, quais aspectos investir para entreter o público e ter como resultado uma festa ou evento épico, capaz de proporcionar uma experiência única e diferenciada.

Uma das maneiras de garantir isso é estar sempre procurando por:

  • Inovação
  • Tendências
  • Melhoria contínua
  • Novas formas de diversão e de entretenimento

Se esses pontos forem o seu foco à partir da criação do seu evento para 2020 e 2021, você pode ter a certeza que encontrará o resultado que tanto deseja.

Veja abaixo algumas ideias que podem te ajudar a bombar em todas as suas comemorações, festas ou eventos.

Ideias e insights em eventos para 2020 e 2021

1) Eventos sustentáveis

A sustentabilidade como um todo tem sido um debate amplo mundo a fora e cada vez mais tem criado nas pessoas um certa obrigação em “contribuir com algo” de forma a melhorar e colaborar com a preservação do planeta.

O tema e as discussões são extensas em torno do assunto (e muitas vezes polêmicas) mas é fato que a grande maioria de nós deseja um planeta conservado e bem cuidado.

Pegar carona nesta tendência promovendo eventos na pegada da sustentabilidade pode ser uma ótima oportunidade para marcas e produtores de eventos.

Iniciativas sustentáveis sempre terão apoio da maioria. Cuidar do Planeta é uma obrigação de todos e ideias para eventos que promovem essa conscientização acabam sendo muito bem vistas pela sociedade.

Algumas dicas e cuidados que você deve ter para levar essa conscientização ambiental e que é tendência em eventos para 2020:

  • O evento deve ter uma causa legítima e verdadeira (não basta só entrar na onda porque o assunto está em evidência… a máscara caírá, pois seu público não é bobo);
  • Estender a causa antes, durante e depois do término do evento (criar uma comunidade em torno do assunto central);
  • Usar brindes e materiais recicláveis no evento;
  • Fazer parceria com instituições ligadas ou relacionadas a causa sustentável;
  • Acabar ou reduzir a utilização de papéis de qualquer tipo no evento;
  • Evitar desperdício de materiais;
  • Optar por decorações minimalistas que usam o mínimo de recursos e materiais;
  • Priorizar sempre (por ordem de importância): Iluminação natural no máximo de espaços possíveis, utilizar sistema de energia solar, utilizar lâmpadas e equipamentos de baixo consumo.

2) Eventos vegetarianos/veganos

Apesar da diferença entre o vegetarianismo e o veganismo, ambos são movimentos e estilos de vida que andam muito próximos.

Diversas pesquisas apontam um crescimento expressivo no número de adeptos desses estilos de vida. Se trata de um movimento global e que no Brasil vem ganhando força nos últimos anos.

Dados apontam que atualmente o Brasil possui cerca de 30 milhões de brasileiros que se declaram vegetarianos. Não é apenas uma modinha passageira!

Vejo uma excelente oportunidade para criação de eventos para este público. Atualmente existem poucas iniciativas e a concorrência é baixa.

Se você viu aqui uma oportunidade, recomendo que leia e estude muito o assunto. Procure (sem julgar) entender os motivos por de trás desse estilo de vida que pela tendência dos últimos dados veio para cada vez mais ganhar novos seguidores e adeptos.

3) Brindes digitais

Você já ouviu falar em Digital Swag Bags? Esse é um dos brindes que está virando sensação do momento no mundo. É como se você ganhasse uma bolsa com inúmeros conteúdos onlines e vale-presentes digitais.

Para você que está querendo trazer inovações em seus eventos para 2020, essa é uma boa opção. Além de agregar valor ao evento e torná-lo especial, você também consegue personalizar esses conteúdos e aumentar o conhecimento da sua marca (ou da marca do seu patrocinador).

Além disso, existe a possibilidade de realizar pesquisas e fazer um levantamento preciso de dados (número de resgates, coleta de dados, interações, leads, etc…).

Outras opções de brindes digitais:

  • E-books para envio ou download (Conteúdos de interesse do público do evento);
  • Cursos on-line (Exemplo: uma marca de chocolate pode criar um curso online ensinando receitas exclusivos dando acesso somente ao público do evento);
  • Pelestra on-line (Exemplo: Um palestrante contratado para o evento pode gravar uma palestra complementar para que o público do evento acesse posteriormente. O ambiente virtual pode ser personalizado com a marca do patrocinador).

Existem muitas alternativas neste sentido e você pode usar a sua criatividade para criar algo único e exclusivo.

4) Eventos de nicho

O Marketing define a palavra nicho como uma fatia de mercado (grupo de pessoas) com características específicas e que geralmente foi pouco explorada pelas marcas ou empresas que geralmente focam no grande público.

Vou dar aqui um exemplo de nicho para que você entenda o conceito e à partir daí explore novas ideias.

Exemplos de eventos de nicho:

> Evento com foco em vida saudável (um evento assim abrange todos, homens, mulheres, etc…);

>> Evento com foco em vida saudável da mulher (já é um nicho);

>>> Evento com foco em vida saudável da mulher da terceira idade (um nicho mais específico);

>>>> Evento com foco em vida saudável da mulher da terceira idade, moradora de São Paulo capital (um nicho mais específico ainda);

>>>>> Evento com foco em vida saudável da mulher da terceira idade, moradora de São Paulo capital, residente na Zona Norte (um nicho muito mais específico) .

Algumas dicas importantes se optar por eventos de nicho:

  • Tente mensurar dentro do nicho se existe um número de pessoas suficientes e interessadas que justifiquem a realização do evento;
  • Se você tiver identificação com nicho será melhor e mais motivador. Gostar do tema faz a gente trabalhar com mais paixão. Não é uma regra, mas ajuda muito;
  • Conhecer o nicho, seu público e suas particularidades é fundamental para o sucesso do evento.

5) Influenciador Digital como atração do evento

Trazer um influenciador digital (ou influencer) para o seu evento em 2020 pode ser uma ótima opção se você deseja atrair um determinado público.

Essa é uma das maiores tendências para 2020! Aproveitar a audiência já consolidada de um influenciador digital pode ser uma estratégia inteligente para garantir que o seu evento esteja lotado.

A profissão Digital Influencer está crescendo cada vez mais no Brasil e por isso não tem como não darmos a devida importância ao assunto.

E você pode aproveitar essa tendência para impulsionar ainda mais o seu evento, contratando ou convidando essas “novas celebridades” da internet.

Se fizer uma boa escolha, garanto que a presença de um influenciador digital em seu evento irá trazer grande visibilidade e reconhecimento.

Lembrete importante! Em sua busca, não se limite somente as pessoas. Existem as celebridades PETs da internet com milhares de seguidores. Quem sabe não pode ser uma opção bem original para o seu evento.

Algumas dicas e recomendações importantes:

  • O influenciador digital deve ter a cara do evento e identidade com o público;
  • No momento do contato, solicite o seu Mídia Kit, que é uma apresentação do profissional com diversos dados importantes que deverão ser analisados (número de seguidores, nível de engajamento, atuais patrocinadores, apresentação do profissional, canais de atuação na internet, etc…);
  • Formalize a negociação e faça um contrato;
  • Números de seguidores por si só não diz muita coisa. Eles podem inclusive ser comprados facilmente na internet. Analise o engajamento principalmente*;

Fórmula para medir o nível de engajamento:

Números de curtidas + Número de comentários ÷ pelo número de seguidores (no momento da postagem) = Taxa de Engajamento

Um taxa de engajamento aceitável deve ficar entre 1,5% a 5%.

6) Eventos inclusivos

Eventos que promovam a inclusão social de algum grupo específico podem ser uma ótima oportunidade para atrair um determinado público.

Alguns exemplos:

  • Eventos que promovam o Empoderamento feminino;
  • Eventos que apoiem a causa LGBT;
  • Eventos que apoiem a causa Trans;
  • Eventos que apoiem o Autismo e famílias;
  • Eventos que promovam o empreendedorismo entre os jovens;
  • Eventos contra o racismo;
  • Eventos em apoio aos portadores de deficiência.

Existem inúmeras possibilidades. O mais importante é que o idealizador ou produtor do evento se identifique com a causa de forma plena e verdadeira.

É muito importante conhecer o público do evento, suas características, sua visão de mundo e perfil social. Conhecimento é tudo para criar um evento original e encantador.

7) Interações DIY [ do it yourself ]

O conceito DIY, sigla da expressão em inglês “Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo” está muito em alta. Digite esta sigla no Youtube e verá uma infinidade de vídeos com milhares de visualizações.

Pessoas tem procurado cada vez mais alternativas de elas mesmas executarem determinada atividade ou tarefa. Muitas são motivadas pela economia de dinheiro e outras como forma de distração, diversão e lazer.

Esta aí uma ótima oportunidade de incluir em seu evento alguma atividade DIY que esteja relacionada ao seu público.

Algumas ideias:

  • Um Chef de cozinha pode ensinar o público do evento a fazer um determinado prato;
  • Uma marca de bebidas a fazer um novo drink;
  • Um empresa de cosméticos promover um curso de maquiagem;

As possibilidades são muitas para seus eventos em 2020 e 2021. Explore este conceito que está em alta e a use a sua criatividade para criar algo de valor em seu evento!

8) Evento Surpresa (ou efeito surpresa)

Todos nós gostamos de uma surpresa (boa obviamente). Explorar este conceito pode trazer um grande diferencial para um evento.

Imagine uma pessoa qualquer trabalhando em um escritório. Ela sai para ir almoçar e quando retorna todo o seu ambiente de trabalho está decorado e com uma mensagem linda de Feliz Aniversário. Impossível não gostar!

Este é um pequeno exemplo, mas o conceito de Evento Surpresa pode ser aplicado em muitas situações:

  • Um Casamento Surpresa;
  • O envio de um presente inusitado;
  • A transformação de um ambiente (decoração temática);
  • Um passeio surpresa;
  • Uma viagem surpresa;
  • Trazer uma celebridade e deixar ela disfarçada na platéia.

Use a sua criatividade para aplicar este conceito em seus eventos para 2020 e 2021. Uma dica importante é conhecer muito bem o seu público.

Imagine enviar um chocolate para uma pessoa que é alérgica a chocolate? Conheça o público do seu evento.

9) Experiências únicas e exclusivas

Nunca vou me esquecer de quando sobrevoei Nova York de helicóptero em 2015. Foram 15 min. mágicos. Eu parecia uma criança (com 1,88 m…..rsrs).

É disto que estou falando! Criar em seu evento experiências mágicas e valorizadas pelo seu público. Algo que marque e tatue a sua marca em suas lembranças vivenciadas no evento.

Costumo dizer que brindes todo mundo faz. Claro que os brindes dados em festas e eventos são legais (alguns nem tanto!), mas vá mas além! Explore novas ideias e abordagens.

Se for algo de investimento muito alto, venda a ideia para algum patrocinador e dê exclusividade para ele nesta ação dentro do seu evento.

Interações mágicas podem ser um grande diferencial e te colocar a frente dos seus concorrentes.

10) Interações tecnológicas

Cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas e a cada dia surgem novos equipamentos, descobertas e inovações.

Você que é produtor e organizador de eventos pode usar isso a seu favor. Uma maneira de fazer isso em seus eventos para 2020 e 2021 é buscar maneiras de introduzir estas tecnologias como forma de criar interações, lazer, diversão e entretenimento em seus eventos.

Algumas ideias:

  • Tablets. Podem ser utilizados para coletar dados dos clientes, fazer check-in do evento, lista de convidados, cardápio virtual, etc…
  • Projeção mapeada (vídeo mapping). Esse tipo de tecnologia aumenta muito as possibilidades visuais e de cenografia de um evento. Sendo criativo, o céu é o limite!
  • APP (Aplicativo). Você pode usar algum APP dentre as milhares de opções disponíveis ou até desenvolver o próprio APP do seu evento. Em meus eventos já usei APPs para coleta de dados e até para fazer caricatura das pessoas. Use a sua criatividade.
  • QR Code. Usar o QR Code pode ser uma boa opção em seus eventos para 2020 e 2021. Você pode implementar em seu ingresso/convite ou nos materiais de divulgação do seu evento. Você pode direcionar o QR Code para o site do evento ou mesmo para alguma rede social.
  • Meios de pagamento. O uso do “dinheiro vivo” está cada vez mais desuso. A tecnologia já permite que paguemos as coisas no crédito ou no débito. Este é um meio de trazer mais segurança e comodidade aos convidados presentes que não precisam ficar se enrolando com dinheiro e trocados. Adotar novas formas de pagamento pode também ser um diferencial (Paypal, Mercado Pago, Bitcoin, etc…). O segredo é saber quais são os métodos de pagamento utilizados pelo seu público.
  • Eventos on-line. Nosso tempo é limitado e muitas vezes os compromissos do dia dia não permitem que participemos de um evento presencial. Eventos on-line pode ser uma ótima alternativa para atingir um público maior já que atualmente quase todo mundo tem acesso a internet. Pode ser uma aula, uma palestra, o ensaio de uma banda, os bastidores do seu evento ou o que você quiser.
  • Transmissões ao vivo. Se bem planejada, esta pode ser uma ótima estratégica para engajar o seu público. Importante fazer uma pauta para definir qual o objetivo desta iniciativa.
  • Pra fica de olho! Realidade virtual, hologramas, inteligência artificial e robótica, gamificação, são tecnologias que aos poucos vem adentrando em eventos como forma de criar uma experiência diferente e interativa. É possível inclusive personalizar a experiência com a sua marca ou com a marca do seu patrocinador.

O uso de tecnologias em seus eventos para 2020 e 2021 pode trazer um grande diferencial.

Pesquise o seu público e busque fornecedores de eventos em sua região com o objetivo de verificar as novidades tecnológicas disponíveis.

11) Eventos do tipo “Desafio prático ou vai lá e faça”

A competitividade entre as empresas tem sido cada vez mais acirrada. Cada vez mais, as áreas de Recursos Humanos destas empresas tem buscado alternativas que estimulem em seus colaboradores valores como:

LIDERANÇA, ESPÍRITO DE EQUIPE, FOCO EM RESULTADO, CONCENTRAÇÃO E AGRESSIVIDADE EM VENDAS.

O formato tradicional para o desenvolvimento destas aptidões muitas vezes se torna algo batido, chato e monótono na visão dos colaboradores.

Sair da teoria e ir direto para prática são as principais características deste tipo de evento. Vivências práticas de alto impacto, que promovam a transformação pessoal e profissional.

Algumas ideias:

  • Palestra de impacto. Ao invés de contratar um palestrante no formato tradicional o que acha de levá-lo para um ambiente em meio a natureza e lá, promover uma dinâmica de interação entre o palestrante, o conteúdo e seus colaboradores? Imagine sua empresa contratar a Karina Oliani para uma palestra. Agora imagine a sua empresa contratar a Karina Oliani para conduzir um grupo de colaboradores em um trekking em meio a natureza. No caminho ela conta suas experiências, desafios e conquistas. Com certeza a experiência seria outra e com certeza ninguém iria dormir ou ficar mexendo no celular no meio da palestra.
  • Desafio tático. Os militares são conhecidos pela sua disciplina e foco no objetivo. Dividir um grupo de colaboradores e estipular uma missão pode despertar muitos dos valores já mencionados. O evento pode ser feito em uma Arena de Airsoft ou você pode contratar um empresa especializada neste tipo de treinamento. O mais importante é ter alguém que conduza as atividades e oriente os participantes. Considere também um alinhamento geral, incluindo nas atividades a promoção dos valores e objetivos da sua empresa.
  • Ambiente informal. Estimular eventos, encontros e reuniões fora da empresa com um objetivo bem definido. A ideia é sair da rotina mesmo, aliviar um pouco a pressão e criar uma atmosfera mais leve que contribua com a geração de novas ideias e abordagens. Simples e fácil de implementar! Tenho certeza que os colaboradores da sua empresa irão gostar!

CONCLUSÃO

Saia da mesmice! Busque sempre trazer novos conceitos, novas abordagens e formas de cativar o seu público em seus eventos para 2020 e 2021.

Seja diferente! Seja ousado e esteja a frente dos seus concorrentes!

Estarei torcendo por você 🙂

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Sucesso em Seus Eventos!

Murilo Sola – Empresário e Expert em Eventos

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