Storytelling em Eventos 🗣📢[ Encante o público do seu evento contando estórias ]

Vivian Kadowaki

Vivian Kadowaki

Todo mundo gosta de viver uma boa estória. E é exatamente assim que nossa vida é feita, de várias pequenas estórias, de vários eventos memoráveis. Nosso dia a dia é composto por vários “Era uma vez” simultâneos que engatam um capítulo atrás do outro como uma série que vai de um episódio a outro e depois de uma temporada a outra.

Sabendo disto, nós produtores de eventos nos dedicamos de corpo e alma para oferecer a melhor experiência e tornar cada evento que produzimos em um momento memorável para cada pessoa a quem convidamos.

As estórias criam elos, geram emoções, promovem encontros e parcerias que podem perdurar por toda uma vida. Por isto que saber contar estórias é fundamental para o sucesso de qualquer evento. Assim sendo, selecionamos para vocês algumas estruturas de como contar uma estória de forma emocionante e envolvente.

Você pode aplicar estes conceitos (storytelling em eventos) dentro da estratégia do seu projeto ou empresa de eventos. Com certeza o impacto será outro pela conexão poderosa que você irá criar com o seu público-alvo ou com a sua audiência.

A Jornada do Herói

O antropólogo e escritor Joseph Campbell é o pai do monomito ou jornada do herói. Campbell foi um apreciador da mitologia e de religiões diversas. De tanto estudar essas histórias, ele notou um padrão de narrativa que deu origem, em 1949, ao livro “O Herói de Mil Faces”.

Nesta obra, Campbell explica o padrão encontrado nos enredos com base na psicologia, dos arquétipos de Jung e dos fatores inconscientes de Freud.

Esta estrutura de storytelling está presente em diversas narrativas, como mitos, romances, fábulas e filmes e é composta por 3 atos, cada um com 6 etapas, como podemos conferir no esquema abaixo.

Fluxograma baseado na obra O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell

Mais tarde, esta estrutura ganhou a releitura do roteirista hollywoodiano Cristopher Vogler, em seu livro “A Jornada do Escritor”. Nesta obra, Vogler faz uma análise da obra de Campbell e condensa a estrutura de storytelling em 12 etapas.

Abaixo podemos conferir a estrutura proposta por Vogler, que é a encontrada em boa parte dos filmes da Disney e muito utilizada em estratégias de marketing, entre outras.

Fluxograma baseado na obra A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler.

Detalhando as etapas da estrutura de Vogler, temos os cenários a seguir. Junto adicionamos uma possível situação no mundo dos eventos. 😉

1) O mundo comum

O herói é apresentado como uma pessoa comum em seu cotidiano, criando identificação com quem é apresentada a estória. Neste momento são apresentados os valores, qualidades, defeitos, desejos e/ou problemas do protagonista.

💡 No mundo dos eventos: é o primeiro contato com o cliente, fornecedor ou patrocinador.

2) O chamado à aventura

O protagonista se depara com a oportunidade da sua vida. Um chamado imperdível e ao mesmo tempo totalmente diferente do cotidiano vivido, fora de sua zona de conforto.

💡 No mundo dos eventos: é o momento de se conhecer as dores e desejos e buscar resolvê-los. Aqui você pode usar o mapa de empatia, que veremos mais adiante.

3) Recusa do chamado

Diante ao chamado, o protagonista hesita sair da Zona de Conforto, seja por insegurança ou pelos compromissos existentes. Entretanto, o chamado ainda lhe parece tentador, gerando um conflito interno.

💡 No mundo dos eventos: as objeções do cliente, que devem ser analisadas e sanadas.

4) Encontro com o mentor

Depois de avaliar os prós e contras do chamado, o herói já está quase decidido a aceitar.

Neste momento encontro o mentor que aparece com o incentivo decisivo para o inicio da aventura. O mentor é a pessoa de referência, o porto seguro do protagonista e da estória. Ao aceitar o desafio, o herói supera todas as amarras e inseguranças para seguir confiante na aventura.

💡 No mundo dos eventos: você produtor de eventos pode orientar e passar confiança através de um atendimento primoroso, apresentação de portifólio e do projeto.

5) A travessia do primeiro limiar

A travessia é o momento em que o protagonista sai da zona de conforto e se depara com um novo ambiente e está disposto a seguir na aventura.

💡 No mundo dos eventos: é o momento em que o cliente começa a refletir sobre a proposta apresentada.

6) Provas, aliados e inimigos

Alguns contra tempos aparecem para testar o protagonista. São situações, armadilhas ou imprevistos, em que o herói tem a oportunidade de aprimorar uma habilidade, por exemplo, aumentar sua confiança e a identificação com o público.

💡 No mundo dos eventos: é o momento que as crenças e desconfianças do cliente são quebradas.

7) Aproximação da caverna secreta

Depois de ser testado, o herói se questiona sobre a jornada. Este é o momento de pausa e reflexão do dilema: se a decisão foi correta, se deve continuar a jornada ou não.

💡 No mundo dos eventos: é o momento em que o cliente toma a decisão e valida a proposta oferecida. Aqui as dores devem ser sanadas e os benefícios apresentados.

8) A provação

A provação é o momento decisivo do herói, no qual se depara com o desafio maior e não tem mais como fugir. É um momento que exige muito de seu conhecimento bem como do seu condicionamento físico e mental. Também é o momento de grande transformação do herói.

💡 No mundo dos eventos: é o momento em que o cliente diz SIM e aprova de fato a proposta

9) A recompensa

Este é um momento breve em que o herói nota sua transformação e comemora por isto.

💡 No mundo dos eventos: É o momento de executar o evento e criar experiências incríveis para os seus clientes.

10) O caminho de volta

No caminho de volta, o herói é reconhecido pelo feito. Em meio a comemoração, ele e retoma os questionamentos anteriores e fica satisfeito em ter seguido na aventura, podendo até gerar uma mudança de objetivos na vida do herói.

💡 No mundo dos eventos: pode ser duas situações:

  1. é o momento em que o cliente retorna para um novo evento;
  2. é o momento em que todo o projeto está em andamento conforme o previsto.

11) A ressureição

Esta etapa é o clímax da estória. É o momento em que o desafio maior ressurge, surpreendendo a todos. O herói se sente na obrigação de resolver definitivamente a questão.

💡 No mundo dos eventos: é o momento em que um imprevisto acontece e este precisa ser solucionado.

12) O retorno com o Elixir

Nesta fase os problemas foram resolvidos, os desejos satisfeitos. Os inimigos punidos e os aliados recompensados.  O retorno é o final da jornada, com uma grande comemoração e apresentação da moral da estória.

💡 No mundo dos eventos: imprevisto é resolvido e o cliente fica satisfeito.

Note como esta estrutura está presente não apenas nos filmes, mas nas propagandas, nas campanhas de marketing e até mesmo na nossa jornada. Ela pode ser aplicada tanto para promover algo, como para nos tirar da ZONA DE CONFORTO e seguir adiante. Tente aplicar esta estrutura nos seus objetivos, no seu processo criativo.

Outra estrutura bem interessante é a que o autor Austin Kleon traz em seu livro “Mostre seu trabalho” (livro bacana que super recomendo). Kleon cita que Emma Coats, ex-artista de storyboard da Pixar, desenhou uma estrutura básica em que é apenas necessário preencher as lacunas como bem deseja, como podemos conferir abaixo:

Era uma vez ______. Todos os dias, _____. Um dia, _____.

 Por causa disto, _____. Até que finalmente ________.

Repare a semelhança com a jornada do herói. De uma forma mais sintetizada, é verdade, mas que funciona. Experimente e conte-nos aqui nos comentários, ok?!

Aplicando esta estrutura de storytelling em eventos, conseguimos enaltecer os valores, as estórias e transformar o evento em experiências memoráveis. Mas de nada adianta conhecer a estrutura da estória e não conhecer as dores e desejos do nosso herói, não é mesmo?

Por isto trazemos também o MAPA DE EMPATIA. Através dele, conseguimos mapear nosso herói, oferecendo solução para as dores, experiências prazerosas e recordações únicas. Basta preencher respondendo as perguntas e identificando as dores e desejos a serem trabalhados.

Use as técnicas de storytelling em eventos para criar a sua estratégia de comunicação.

Agora é com você! Hora de apontar o lápis, analisar nosso herói e deixar a criatividade ganhar assas para poder criar e contar estórias capazes de encantar o público do seu evento.

Espero que tenha gostado! 🙂

Deixe o seu comentário no final deste artigo 🙂

Sucesso em Seus Eventos!

Vivian Kadowaki – Empresária e Expert em Eventos

Contribuição: Murilo Sola – Empresário e Expert em Eventos

      

CLIQUE sobre o ícone, compartilhe este artigo e leve conhecimento para outros profissionais de eventos. 

Deixe um comentário