Venda de Ingressos Online: Como TRIPLICAR as vendas e ter seu evento LOTADO

Ter um evento ou festa lotada é o objetivo de qualquer produtor de eventos (ou pelo menos deveria ser!).

Considerar a venda de ingressos online é sem dúvida nenhuma, uma alternativa de fácil e rápida implementação que deve ser considerada na sua estratégia de vendas e divulgação.

Produzir e organizar uma festa ou evento já é uma tarefa bem desafiadora. Imagine então, trabalhar duro, fazer o checklist para garantir uma festa ou evento perfeito e “no dia D” não aparecer ninguém…

Complicado não? Quanto de prejuízo isto te custaria? Como ficaria a sua imagem ou a imagem da sua Produtora de Eventos? 🙁

Não vacile! Saber vender uma festa ou evento é fundamental para o seu sucesso!

Claro que existem muitas maneiras para vender e divulgar uma festa ou evento. Acredito que, fazer a venda de ingressos online pode ser uma excelente alternativa como forma de complementar a sua estratégia de vendas e de divulgação.

Por isso, eu fiz uma lista com as 12 principais Plataformas para Venda de Ingressos Online da atualidade [ 2020 ].

Incluí também, um resumo de cada uma delas, com as avaliações de produtores de eventos e usuários feitas no Google e no site Reclame Aqui. Você vai se surpreender com o resultado!

[ Consulta realizada em Março/20 ].

Ah…. Depois desta listagem, eu vou te dar 7 SACADAS para você TRIPLICAR as suas vendas de ingressos ou confirmações do seu evento.

Então fique comigo até final! Eu quero o seu próximo EVENTO LOTADO! 🙂

O que é e para que serve uma Plataforma de Venda de Ingressos Online?

Um site ou plataforma para venda de ingressos online na verdade é um Marketplace. Um Marketplace é um local na internet onde vários produtores de eventos se inscrevem para divulgar e fazer a venda de ingressos online de seus eventos e festas, gratuitos ou pagos.

É também o local onde pessoas (seus potenciais clientes) buscam por eventos, com o intuito de suprir a sua necessidade (entretenimento, cultural, cursos, encontros, esportes, festas, etc…).

Com o advento e a popularização das novas tecnologias, cada vez mais pessoas tem optado pela compra de ingressos online devido a comodidade, o que fez com que este seguimento de eventos, obtivesse um crescimento significativo no Brasil e no mundo nos últimos 5 anos.

A tendência é crescer ainda mais, com a entrada de novas empresas, soluções e tecnologias (novas ou aperfeiçoadas). Você produtor de eventos tem que ficar ligado para poder tirar o máximo de proveito desta onda!

Relação das 12 principais Plataformas de Venda de ingressos online (RESUMO):

  1. Eventbrite
  2. Blueticket
  3. Sympla
  4. mobLee
  5. Doity
  6. Outgo
  7. Disk Ingressos
  8. TICKET FÁCIL
  9. APPTICKET
  10. Ingresso Rápido
  11. Ingresse
  12. ingressolive

Relação das 12 principais Plataformas de Venda de ingressos online (DETALHADO):

1. Eventbrite

A Eventbrite é a maior plataforma do mundo para venda de ingressos online. Foi fundada em 2006 em São Francisco-CA, Estados Unidos. Através de aportes financeiros milionários de investidores, a plataforma pode se expandir e hoje atua em diversos países, como: Estados Unidos, França, Espanha, Itália, México, Austrália, Argentina, Brasil e muitos outros. A sua sede no Brasil fica localizada em São Paulo capital.

Avaliação no Google Play: 4,3 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2VTE8Le

Avaliação no Google Maps: 2,6 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2xdOtHz

Pontuação no site Reclame Aqui: 7,3 pontos (máximo 10 pontos) – Fonte: http://bit.ly/39yhGeF

2. Blueticket

A Blueticket atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil (destaque maior de atuação na Região Sul). Foi fundada em 2006 e sua sede fica localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Possui também escritórios em São Paulo, Vitória e Belo Horizonte.

Avaliação no Google Play: 3,2 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2VTEa5O

Avaliação no Google Maps: 4,4 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3cFP70Y

Pontuação no site Reclame Aqui: 9,0 pontos (máximo 10 pontos) – Fonte: http://bit.ly/3cA95KB

3. Sympla

A Sympla atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Em seu site, a plataforma afirma ter o maior número de eventos já realizados no país e reforça sua atuação em todo território nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Avaliação no Google Play: 3,8 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2VRdHpv

Avaliação no Google Maps: 2,5 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/39B41na

Pontuação no site Reclame Aqui: 8,2 pontos (máximo 10 pontos) – Fonte: http://bit.ly/2wEZrG4

4. mobLee

A mobLee atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Em seu site, a plataforma afirma ser a maior provedora de aplicativos para eventos da América Latina, estando presente com sua tecnologia nos 20 maiores eventos do Brasil. Sua sede fica em Florianópolis, Santa Catarina.

Avaliação no Google Play: 3,5 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3axrvtx

Avaliação no Google Maps: 4,9 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2TwE1E3

Pontuação no site Reclame Aqui: SEM ÍNDICE* – Fonte: http://bit.ly/39y3en5

*No momento da consulta, havia apenas uma reclamação de um cliente que não havia sido respondida pela empresa. Segundo o site Reclame Aqui, se a empresa possuir um número de avaliações igual ou superior a 10 ela ficará com a reputação SEM ÍNDICE.

5. doity

A doity atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Em seu site, a plataforma afirma já ter realizado mais de 2,3 milhões de inscrições em eventos, além de 30 mil eventos cadastrados, reforçando sua atuação no Brasil e em Portugal. Sua sede fica em Maceió, Alagoas.

Avaliação no Google Play: 4,2 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2IuHo7T

Avaliação no Google Maps: 4,7 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/39xwDxI

Pontuação no site Reclame Aqui: SEM ÍNDICE* – Fonte: http://bit.ly/3aF7Nfv

*No momento da consulta, havia apenas uma reclamação de um cliente que já havia sido respondida pela empresa. Segundo o site Reclame Aqui, se a empresa possuir um número de avaliações igual ou superior a 10 ela ficará com a reputação SEM ÍNDICE.

6. Outgo

A Outgo atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Em seu site, a plataforma afirma que desde 2014 oferece soluções para venda de ingressos físicos e online como forma de facilitar a gestão dos produtores e organizadores de eventos. Sua sede fica em Natal, Rio Grande do Norte.

Avaliação no Google Play: 4,1 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2wDPkku

Avaliação no Google Maps: 5 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/38ylFqc

Pontuação no site Reclame Aqui: SEM ÍNDICE* – Fonte: http://bit.ly/3aMmEVB

*No momento da consulta, haviam 4 reclamações, todas respondidas pela empresa. Segundo o site Reclame Aqui, se a empresa possuir um número de avaliações igual ou superior a 10 ela ficará com a reputação SEM ÍNDICE.

7. Disk Ingressos

A Disk Ingressos atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina. Fundada em 2005 na cidade de Curitiba, a plataforma possui além do serviço de venda de ingressos pela internet, um guia cultural impresso e pontos de vendas físicos espalhados em locais estratégicos nas cidades onde atua, o que segundo ela, potencializa a divulgação dos eventos.

Avaliação no Google Play: Não possui APP (aplicativo) no Google Play

Avaliação no Google Maps: 4,2 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/39sjndD

Pontuação no site Reclame Aqui: 8,8 pontos (máximo 10 pontos) – Fonte: http://bit.ly/2TvNqeZ

8. TICKET FÁCIL

No site da TICKET FÁCIL encontrei poucas informações institucionais da empresa, mas pude notar em sua página principal, eventos cadastrados em diversas cidades do Brasil. Nas informações de quem somos, esta plataforma para vender ingressos online evidencia seus preços e taxas como os mais competitivos do mercado.

Avaliação no Google Play: 1,8 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2IqYdAH

Avaliação no Google Maps: 4,1 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3cCos52

Pontuação no site Reclame Aqui: SEM ÍNDICE* – Fonte: http://bit.ly/3cE9g7z

*No momento da consulta, haviam 8 reclamações, todas respondidas pela empresa. Segundo o site Reclame Aqui, se a empresa possuir um número de avaliações igual ou superior a 10 ela ficará com a reputação SEM ÍNDICE.

9. APPTICKET

A APPTICKET atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Em seu site, a plataforma afirma ter sido pioneira na venda de ingressos através das redes sociais e comenta sobre a importância em dar uma atenção especial aos produtores de eventos, um dos motivos principais que incentivou a sua fundação em 2012.

Avaliação no Google Play: 3,8 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/38w0F3x

Avaliação no Google Maps: 4,3 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2PW8TLL

Pontuação no site Reclame Aqui: SEM ÍNDICE* – Fonte: http://bit.ly/335KM2M

*No momento da consulta, haviam 8 reclamações, todas respondidas pela empresa. Segundo o site Reclame Aqui, se a empresa possuir um número de avaliações igual ou superior a 10 ela ficará com a reputação SEM ÍNDICE.

10. Ingresso Rápido

A Ingresso Rápido atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Em seu site, a plataforma afirma ser o maior Marketplace do seguimento no país. Não encontrei no site uma área para cadastrar eventos. Pelo descritivo sobre a empresa, parecem priorizar a gestão de locais fixos. Não ficou claro se qualquer produtor de eventos pode cadastrar, divulgar e vender seu evento na plataforma (se é aberto a qualquer produtor de eventos). Existe somente um formulário de contato “Seja nosso parceiro” para envio a área comercial da empresa.

Avaliação no Google Play: 3,7 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/39xDqrc

Avaliação no Google Maps: 1,6 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3cCv4Ap

Pontuação no site Reclame Aqui: 6,7 pontos (máximo 10 pontos) – Fonte: http://bit.ly/39wCDXB

11. Ingresse

A Ingresse atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Encontrei no site poucas informações institucionais da empresa. Apenas foi possível saber quem são seus fundadores, equipe e investidores. No site é informado os telefones de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, então, subentendo ser os escritórios da empresa nestes locais.

Avaliação no Google Play: 3,4 estrelas* (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/336CCaq

Avaliação no Google Play: 4,3 estrelas** (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3cFhWuh

Avaliação no Google Maps: 3,4 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2TNSuu5

Pontuação no site Reclame Aqui: 7,8 pontos (máximo 10 pontos) – Fonte: http://bit.ly/2wEK54b

* Versão do aplicativo para clientes

** Versão do aplicativo para produtores de eventos

12. ingressolive

A ingressolive atua com a venda de ingressos online em diversas cidades do Brasil. Fundada em 2014 na cidade de Uberaba-MG, a plataforma oferece soluções para venda de ingressos físicos e online, além de outros serviços como o sistema para controle e gerenciamento de bar em festas e eventos.

Avaliação no Google Play: 4,1 estrelas* (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2wK1dp2

Avaliação no Google Play: 4,3 estrelas** (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3aFUw6l

Avaliação no Google Maps: 1 estrela (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/2xoHMmj

Pontuação no site Reclame Aqui: SEM ÍNDICE*** – Fonte: http://bit.ly/38AYoEe

* Versão do aplicativo para clientes

** Versão do aplicativo para produtores de eventos

***No momento da consulta, haviam 18 reclamações, sendo 16 respondidas pela empresa. Segundo o site Reclame Aqui, se a empresa possuir um número de avaliações igual ou superior a 10 ela ficará com a reputação SEM ÍNDICE.

[ BÔNUS ] + 3 plataformas e tecnologias para você dar uma fuçada:

1. StubHub

A StubHub é uma plataforma de venda de ingressos online muito específica. Ela permite somente a venda de ingressos. Nela você consegue apenas vender o seu ingresso, não sendo possível criar um evento por exemplo, como nas demais plataformas apresentadas anteriormente. No site, existe uma declaração da empresa dizendo não se tratar de Cambismo e que a prática no site é proibida e que usuários cambistas serão banidos.

Avaliação no Google Play: Somente disponível para IOS (Apple)

Avaliação no Google Maps: Vou deixar o link onde é possível ver as avaliações em diversos países em que a StubHub atua. Bem variada por sinal. Tire as suas próprias conclusões! Fonte: http://bit.ly/2TOB1Sm

Pontuação no site Reclame Aqui: EMPRESA NÃO RECOMENDADA* – Fonte: http://bit.ly/2TJi0jW

*No momento da consulta no site do Reclame Aqui haviam 898 reclamações sem nenhuma resposta dada pela empresa. Lendo parte dos comentários destas reclamações, muitos destacaram a dificuldade de contato com a empresa para resolver um problema. Me parece óbvio, ser uma política da empresa não responder nada neste site.

2. Easy Event APP

O Easy Event APP é um aplicativo gratuito e em português que permite qualquer pessoa criar, gerenciar, divulgar e se inscrever em eventos. Nele é possível organizar eventos abertos, fechados, gratuitos e pagos com facilidade. Vale a pena dar uma conferida!

Avaliação no Google Play: 4,7 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/38DYJ94

3. Event Manager

Outra opção de aplicativo gratuito é o Event Manager (mas é em inglês). Pelo descritivo, parece ser muito similar ao Easy Event APP. Também vale a pena dar uma conferida!

Avaliação no Google Play: 4,7 estrelas (máximo 5 estrelas) – Fonte: http://bit.ly/3cH65vP

10 dicas essenciais para você NÃO ERRAR na escolha da melhor plataforma para venda de ingressos online:

1. Entenda qual a relação comercial entre você e a plataforma de venda de ingressos online

Você é o cliente e a plataforma é o fornecedor de um serviço especializado em eventos. Você Produtor de Festas e Eventos tem o poder em mãos e tem que valorizar isso. Como disse certa vez Sam Walton, fundador do Walmart:

“Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar”.

2. Avalie as condições comerciais

As taxas, valores e percentuais cobrados pelas plataformas de venda de ingressos online podem variar muito e impactar diretamente na lucratividade da sua festa ou evento. Escolher determinada plataforma só porque ela aparece nos primeiros resultados de pesquisa do Google não faz muito sentindo para mim. Vá mas afundo… Veja as próximas dicas…

3. Avalie o pacote de serviços incluso

O pacote de serviços inclusos pelas plataformas de venda de ingressos online na minha opinião é um dos itens mais importantes. Avalie com critério se as soluções extras ofertadas serão efetivamente úteis para você (as gratuitas e as pagas se houver). Atenção especial ao nível de exposição que será dado ao seu evento dentro da plataforma.

Uma boa exposição pode elevar consideravelmente as vendas de ingressos da sua festa ou evento. Exemplos: Seu evento aparecer antes do evento do seu concorrente nos resultados de busca dentro do site ou um banner na página principal.

4. Avalie a reputação

Só porque você leu um artigo legalzinho sobre eventos na plataforma não significa muita coisa. Aqui me refiro ao “que está sendo prometido vs o que foi cumprido”. Pesquise a reputação da plataforma de venda de ingressos online!

Sua análise deve se basear na percepção dos usuários que são os potenciais clientes que compram ingressos online e na percepção de outros produtores de eventos que divulgam e vendem seus eventos lá dentro da plataforma.

A sua pesquisa pode ser feita no site do Reclame aqui, Google Maps, Google Play, em outras fontes e também com produtores de eventos que já utilizaram a plataforma de venda de ingressos online. À partir daí, você irá começar a criar a sua própria percepção de bom ou ruim da plataforma, seus prós e contras, para fazer a melhor escolha.

5. Entenda como funciona o suporte

Imagine a seguinte situação… Deu pau na sua página de vendas dentro da plataforma de venda de ingressos online em um Domingo. E aí? Tem suporte? Você conseguirá resolver o problema rapidamente?

Suporte para mim é tudo! Neste exemplo em específico você perderá muito dinheiro e você não quer isso não é verdade? Evite prejuízos e dores de cabeça.

6. Facilidade para compra do ingresso online

Se coloque no lugar do seu cliente. Entre na plataforma e faça o passo a passo para comprar um ingresso online de uma festa ou evento qualquer (vá até a última etapa). E aí responda: Como foi a sua experiência? Como foi o atendimento? Demorou muito? O site travou? Confuso o processo? Muitas páginas? Muita burocracia?

Estas são questões que o seu potencial cliente levará em consideração entre comprar ou não o ingresso online da sua festa ou evento.

Dica: Se puder compre de verdade um ingresso online para ter uma experiência mais próxima da realidade. Você pode fazer o cancelamento da compra e solicitar o reembolso posteriormente (isso é lei para qualquer compra realizada na internet, desde que respeite os prazos legais estabelecidos). É até uma forma de testar a burocracia e a transparência da plataforma nestes casos de reembolso.

7. Check-in na festa ou evento

Seu cliente comprou o ingresso online da sua festa ou evento e até aí está tudo ok. Mas como funcionará o acesso dele no dia do evento? Muita burocracia? O ingresso tem que ser retirado? Impresso? Muita fila? Qual o tempo médio de espera?

Ninguém gosta de processos complicados e confusos!

Ninguém gosta de esperar demais!

Reflita sobre esta questão para poder tomar a melhor decisão.

8. Recebimento das vendas

Avalie como funciona o recebimento das suas vendas e devidos prazos. Esta informação é fundamental para planejamento financeiro da sua festa ou evento.

9. Localização geográfica

A maioria das plataformas existentes atuam em nível nacional (algumas internacionalmente), mas existem aquelas que tem uma atuação mais regionalizada.

São plataformas de venda de ingressos online que atuam com mais força em uma determinada região do Brasil.

Reflita sobre… Será que uma plataforma mais regionalizada não poderá lhe oferecer um suporte mais personalizado? Será que este fator não poderá ser relevante para sua decisão? Será que esta plataforma não conhece mais as particularidades da sua região e isso possa ser um grande diferencial para sua festa ou evento?

10. Marketing e Divulgação

Aqui me refiro a exposição que a plataforma dará a sua festa ou evento. Não adianta nada você criar a sua festa ou evento na plataforma, mas ninguém encontrar. Entenda e verifique como funciona as regras estabelecidas e o nível de flexibilidade para eventuais ajustes.

Verifique também se existem opções pagas para que você possa potencializar ainda mais a sua divulgação e não ficar somente dependendo do gratuito. Um destaque maior pode trazer excelentes resultados na venda de ingressos online.

7 SACADAS para você TRIPLICAR as suas vendas de ingressos ou confirmações do seu evento:

1. Não se limite a divulgar a sua festa ou evento somente na plataforma de venda de ingressos online.

Considere o simples fato que existirão dentro da plataforma outros tantos eventos parecidos ou similares aos seus e que a plataforma possivelmente dará prioridade para os anunciantes e campeões de venda (os que vendem mais).

É preciso explorar outros locais de divulgação (on-line ou off-line) que poderão proporcionar excelentes resultados.

Não se esqueça que o lucro da plataforma é baseado em vendas e que ela é uma ferramenta de pagamento de ingressos. Apenas isso! Uma ferramenta! Quem faz a divulgação e marketing do evento é você! Na sacada 6, te darei algumas alternativas… 🙂

2. Escolha a melhor plataforma de venda de ingressos online (melhor para você!)

Siga as orientações já mencionadas e tome a decisão baseada em sua pesquisa e informações coletadas.

Priorize a plataforma de venda de ingressos online que tiver o melhor custo benefício para o seu evento.

Lembre-se que o que é bom para mim talvez não seja bom para você.

3. Conheça o seu cliente e saiba aonde ele está

Quem é o seu cliente? Qual o público alvo do seu evento?

Você deve ter estas respostas na ponta da língua.

A partir daí, será possível identificar quais as melhores oportunidades para divulgar o seu evento, não se limitando somente a plataforma de venda de ingressos online.

4. Cuidado com GRÁTIS!

Temos a tendência de sempre ir para o lado gratuito das coisas. Somos assim e ponto final!

Mas quando se trata de divulgação e marketing nem sempre o gratuito é a melhor escolha. O que vale é o RESULTADO FINAL! Seu evento lotado!

Se conseguir oportunidades gratuitas capazes de gerar resultado nas confirmações e venda de ingressos do seu evento melhor!

Se não, invista em divulgação paga!

5. Defina a data do evento com antecedência

Suas vendas de ingressos ou confirmações podem ser afetadas se o evento for em cima da hora.

Eu diria que data do evento deverá ser definida com no mínimo 3 meses de antecedência para divulgação, dependendo das características do evento em si.

Eventos de grande porte por exemplo iniciam a sua divulgação 1 ano antes ou mais.

6. Mas Murilo, qual o melhor lugar para divulgar meu evento?

Resposta: Aonde o seu cliente estiver, como já mencionei.

Vou tentar abrir a sua cabeça relacionando algumas opções de marketing e divulgação:

  • Divulgação e Marketing Online: Redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, etc…), Canal no Youtube, Anúncios pagos nas redes sociais, Anúncios pagos no Google, Envio de E-mail marketing (você precisa neste caso criar uma lista de e-mail, Site do evento, Sites parceiros do evento, APP (aplicativo), Produção de conteúdo de qualquer tipo que crie identidade com o seu público-alvo, dentre outras opções.
  • Divulgação e Marketing Offline: Pontos de venda físicos de ingressos (Se liga Produtor! Algumas plataformas mencionadas oferecem este serviço que pode ser uma alternativa a mais para potencializar as vendas), Televendas, Assessoria de Imprensa, Envio de convite impresso, Outdoor, Bussdoor, Revistas, Jornais, Panfletagem, TV, Rádio, Parcerias com outras empresas de eventos, Apoio ou patrocínio de eventos, Permutas, dentre outras opções.

7. Monitore os resultados de vendas e confirmações do evento

Monitorar para ajustar. Este deve ser o seu lema!

Através do acompanhamento, você produtor do evento poderá ajustar ou até mudar a sua estratégia de vendas para buscar melhores resultados. 

Conclusão

Seu objetivo deve ser o seu evento ou festa lotada.

Com o objetivo em mente, você deverá definir qual a melhor estratégia para fazer a divulgação e o marketing do evento, considerando talvez a utilização de uma plataforma para venda de ingressos online, além de outras opções de divulgação on-line e off-line conforme vimos.

Monitore sempre os resultados e ajuste se necessário.

E para finalizar! Me convide para o seu evento! Quero ver ele lotado!

Deixe o seu comentário no final deste artigo 🙂

Sucesso em Seus Eventos!

Murilo Sola – Empresário e Expert em Eventos

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